Ansiedade e eu. Cabemos na mesma casa?

quinta-feira, 2 de novembro de 2017
   A ansiedade bateu em minha porta. Não abri, mas ela sorrateiramente pulou minha janela. Mãos para o alto, eu disse. Ela não obedeceu. Não é sua casa, não é seu lugar, mas faz questão de estar ali. Quieta no meu canto fiquei. Ela foi alimentado-se das coisas que haviam em mim. Primeiro, minha coragem. Foi-se toda em menos de minutos. Sentia que todo e qualquer mal me rondava. Estremeci. passaram-se horas e ali estava eu, brincando de estátua aos olhares de fora. Por dentro, o medo arrebatador me paralisara. Mal sabiam eles pelo que eu estava passando com a tal visita indesejada. Quanto mais ela se alimentava das coisas que ali estavam, mais ela crescia. A casa ficou pequena para nós duas. Expandiu-se tanto que fiquei eu encolhida num cantinho da sala, sem espaço para respirar. Ficando cada vez mais ofegante, senti que ia desmaiar. Ela ria, como se seu trabalho estivesse sendo muito bem executado. Em pânico, vi que a situação só pioraria.  Então respirei fundo e, antes que o ar se tornasse ainda mais rarefeito, fiz uma mesa redonda com ela.

"- Então... eu aceito você aqui." - comecei. "- Aceita?" - indagou ela. "- Sim, pode ficar, desde que possas me dar um espaço a mais nessa casa.". Surpresa, ela fitou-me por alguns minutos e murchou gradativamente, eliminando tudo o que de mim se alimentara. Pasma, retomei o ar, visto que agora havia mais espaço ali. Vendo que ela não responderia, completei: "- Dos esforços para mandar-te embora, todos foram em vão, resolvi que seria mais prático aceitar-te aqui comigo, já que vi que gostas de estar em minha companhia.". Relutante, ela gagueja: "Nã-não era o que eu esp-perava... Mas vou ficar.". "Então estamos combinadas assim, você fica e está tudo bem" - respondi. Um silêncio pairou no ar. Ela murchara tanto que quase não a vi mais. Passaram-se os dias e não trocara mais uma palavra com a minha visitante (ainda não desejada, mas aceita). Um mês, e eu nem lembrara que estava dividindo minha casa com alguém. Lá de vez em quando, ela cutucava-me, e eu, retribuía. Certo dia, ela desapareceu, liberando todo o espaço da casa, deixando-me completamente livre de sua presença. Repensei e vi que ansiedade e eu cabemos na mesma casa sim, desde que eu a aceite e aprenda a lidar com a visita indesejada, pois, no final das contas, é só uma visita (e visitas sempre vão embora). Espero que dessa vez vá para sempre.


66 comentários

  1. Ameiii seu blog... Inspirador..... Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa reflexão, eu já sofri de ansiedade eu chegava a tremer quando ia falar com alguém não sei porque eu era assim e simplesmente sumiu e tudo voltou ao normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Realmente, muitas vezes o motivo é desconhecido e a chave para isso é o autoconhecimento! Fico feliz que tudo esteja bem agora! Beijão, volte sempre!

      Excluir
  3. Amei demais esse texto! A sua criatividade pra abordar a ansiedade de um jeito leve e até divertido é incrível. Confesso que já tive vez ou outra probleminhas com ansiedade. Era como você descreveu, algo que me diminuía e parecia ocupar todos os aposentos da casa, como um peso esmagador dentro de mim. Mas percebi que os raros momentos em que isso acontecia não eram necessariamente de mim. Até porque ansiedade desse jeito não era o meu estado "normal". Comecei a perceber que geralmente acontecia por eu absorver o humor das outras pessoas. Sempre fui muito sensível às emoções dos outros, então se tinha alguém "carregado" perto de mim, eu acabava absorvendo isso, mesmo contra a minha vontade. Mas depois que eu passei a aceitar que eu sou assim, que eu sou sensível e emotiva e que não tem porque ter vergonha disso, que era preciso manter distância daqueles que não me faziam bem e aprender a fazer as pazes não só com os outros, mas comigo mesma, as coisas melhoraram muito.
    Beijão e parabéns por esse texto lindo!
    Já estou seguindo <3


    www.itskimby.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kimberly!Então! Diz-se que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos... Dessa maneira, o jeito delas interfere diretamente em nossa vida, em todo os seus âmbitos. Se somos ansiosos, há muita chance das pessoas ao nosso redor serem as impulsionadoras disso, de alguma forma. Reconhecendo isso, é fácil perceber aqueles que não nos fazem bem e afastar-se deles. Com toda certeza as pessoas que são mais emotivas (assim como você e eu) sentem mais isso. Aceitar que somos assim é essencial para ficarmos em paz com nosso eu, e aprendermos a lidar com a ansiedade que mora em nós. Obrigadaaa!!!! Volte sempre! Beijão!

      Excluir
  4. Ja sofri e sofro ate hj de ansiedade é difícil lodar as vezes, mas temos de manter o equilíbrio, nao sei qual é sua crença, mas o q me ajudou mais foi a presenca de Deus na minha vida! Bom... Gostei muito do seu post me identifiquei bastante. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Sim, a busca pelo equilíbrio deve ser constante e ter fé em algo torna essa busca mais fácil!
      Obrigada! Volte sempre, Beijos

      Excluir
  5. Adorei esse texto, a minha anda por aqui, não me larga de jeito nenhum, e de quebra, trouxe uma companhia muito ruim, a senhora gastrite, meu médico disse que as duas andam juntas e são amigas... já expulsei da minha vida, mas ela insiste em ficar... quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Torço para que essas suas visitas indesejadas vão embora logo... São insistentes, mas não devemos nos deixar abalar. Beijão, volte sempre!

      Excluir
  6. Que texto maravilhoso, sua reflexão sobre ansiedade foi de uma maneira espetacular que nos fez pensar em como viver e até como vencer a ansiedade

    ResponderExcluir
  7. Moral da historia:aprenda a lidar com a ansiedade. Parabéns,você me impressionou com essa pequena historia com uma aprendizagem muito grande.Vou ler varias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado! Volte sempree! Beijos

      Excluir
  8. Muito bom seu texto! Acho que você tratou a ansiedade de uma forma leve, apesar de que ela foi embora muito rápido haha seria o meu sonho? Tenho ansiedade, fui diagnosticada com essa doença e tenho crises de vez em quando. Já aceitei que a tenho a muito tempo, e venho lutando contra ela a mais de um ano. Várias coisas aconteceram na minha vida e por isso que ela se mantém ali. Mas a gente vai aprendendo a lidar, seguindo forte e feliz, algum dia ela desiste e vai embora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se na realidade ela fosse embora com a mesma rapidez que foi no texto... seríamos muito mais felizes hahahh Na prática é um exercício constante que leva muito tempo, mas é uma reflexão para como devemos tratá-la. Torço pra que tudo melhore pra você. Obrigada pela visita!! Beijos

      Excluir
  9. Olá, adorei sua reflexão sobre ansiedade, eu tive e as vezes e ainda tenho esse problema também, porem quando eu comecei um relacionamento com Deus a minha ansiedade diminuiu bastante e continua diminuindo, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que esteja melhorando! Espero que ela se vá de vez! Volte sempre, Beijos!

      Excluir
  10. Que texto lindo, muito criativo colocar em palavras como você lidou com a ansiedade e ainda ajuda outras pessoas... Parabéns 😘!

    ResponderExcluir
  11. Amei, texto maravilhoso, me identifiquei super ❤️ Parabéns gostei muito 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Fico feliz que tenha gostado! Volte sempre! Beijos

      Excluir
  12. Seu texto é perfeito e diz tudo, sou uma pessoa extremamente ansiosa, quando era criança tinha que dormir no quarto dos meus pais quando tinha prova na escola por causa da minha ansiedade (eu ficava doente), só agora, co meus 30 e tantos anos, aprendi que o ideal é aceitar e aprender a conviver com ela em harmonia rsrs falando parece até loucura, mas acho que esse é o caminho para viver melhor e com menos ansiedade rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando assim até parece loucura... e mágica! Hahah, mas é isso, um constante exercício. Volte sempre! Beijão

      Excluir
  13. Adorei seu texto sou muito ansiosa e quando tenho um compromisso nem consigo dormir.

    ResponderExcluir
  14. Reli seu texto..... Aiii ansiedade... sofro dela...rs... É preciso ficar atenta aos sinais pra que ela não comece a comprometer e atrapalhar a vida!! Será que só as mulheres são ansiosas?? Tenho observado isso mais em mulheres... Por que será??... Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E atrapalhar a vida é o que ela mais gosta de fazer! hahah Só as mulheres não, mas a taxa de ansiedade em mulheres é bem maior do que em homens! Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  15. Seus textos sempre me definem. Maravilhoso!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa guria amei todo esse texto que você postou, goatava de escrever muitas coisas quando eu era nova, tinha poemas, textos como esse seu mas CRECI e fiquei com preguiça, mas ainda tenho meus caderninhos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Fico feliz que tenha gostado! Escrever é muito bom!
      Volte sempre, Beijos

      Excluir
  17. Amei o texto, sei muito bem como é se sentir totalmente sufocada pela ansiedade, eu vivia deprimida, não conseguia dormir, qualquer coisinha era motivo de muita tensão, tomava remédio controlado, mas, com o tempo foi passando.
    Pequena Tagarela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É exatamente assim mesmo! Feliz que tenha passado! beijos

      Excluir
  18. Que legal essa sua reflexão. Eu já sofri muito por causa da ansiedade.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho um mal chamado ansiedade que eu não consigo concluir nada na minha vida. Tudo o que eu começo eu não tenho a paciência, o foco de caminhar toda a estrada e depois chegar ao fim. Eu já quero pular logo pro fim! Teu texto é incrível, eu amei. A tua escrita é bem leve e calma, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Exatamente isso! Obrigada *-*! Volte sempre querida, Beijão

      Excluir
  20. Ano passado eu tinha muita ansiedade, tanto que eu passava mal, ficava sem ar com vontade de vomitar quando tinha as crises, era horrivel. Adorei seu texto ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Nada agradável mesmo. Obrigada <3 Volte sempre, Beijos

      Excluir
  21. Que maravilhoso o seu texto a ansiedade é uma coisa muito ruim quando acontece com a gente, muitas vezes ficamos refém dela. As vezes fico com ansiedade, tento ficar calma, mas a ansiedade parece que é mais forte. Mas não podemos ser escravo dela, temos que botar um ponto final nela, só assim ela não irá mais entrar em nós, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar! Isso mesmo! Não podemos baixar a cabeça para ela, nunca! Obrigada pela visita. Beijos

      Excluir
  22. Que ótima reflexão. Adorei o seu cantinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Que forma linda de tratar de um assunto que é tão difícil para tanto gente! Sou ansiosa, confesso.. mas aos poucos estou aprendendo a lidar melhor com ela!

    Beijos linda, sucesso!
    Blog Manda a Dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Muito obrigada querida! É um constante aprendizado.
      Beijão, sucesso pra você também! Volte sempre!

      Excluir
  24. A ansiedade vem como quem não quer nada e abusada do jeito que é faz morada em nós e nos livrar dela é um pouco difícil mesmo. Ótimo post. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! É realmente difícil livrar-se da danada. Obrigada! Beijoss

      Excluir
  25. Fantástico!
    Às vezes, algumas visitas são mesmo indesejadas, precisamos aprender a lidar com elas.

    Beijos! ;)
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii querida! Com certeza!
      Obrigada pela visita, beijaao

      Excluir
  26. Oi!!
    Parabéns pela reflexão, sofro com a ansiedade e sei bem como é. ...
    Bjo

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus!!!! Como amei este post e a colocação entre a ansiedade e nós mesmos. Maravilhoso!!! Tudo é uma questão de aceitação da mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Fico feliz que tenha gostado!! Exatamente!
      Beijão, volte sempre

      Excluir
  28. Caramba! Que interessante. EU amei o jeito que você pôs as palavras, sua escrita é realmente maravilhosa.
    Já estou seguindo e vou dar uma olhada no seu blog para ver se encontro mais coisas assim. Eu amei mesmo.

    marianaviglio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! Muito obrigada querida, fico feliz <3
      Beijãooo, volte sempre

      Excluir
  29. A ansiedade é o mal do século! Não é frescura! ótimo texto reflexivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!Exato, precisamos dar mais atenção às doenças psicológicas!
      Obrigada! Beijão, volte sempre

      Excluir
  30. Amei o blog, amei o texto. Muito inspirador, ansiedade é um dos males do mundo que muito me afeta e seu texto me fez repensar que ela pode ter um lugarzinho na minha casa desde que seja nas minhas condições.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii querida! Sim!! Fico feliz que tenha ajudado! Obrigada!! Beijão!

      Excluir
  31. Muita gente não sabe ainda o quanto faz mal a ansiedade tal como a depressão, achei seu texto simplesmente inspirador!
    Amei, sucesso
    Beijos, Reh

    ResponderExcluir
  32. Que texto lindo, eu amei.
    Eu não passo por isso, mas é mto bom estarmos consciente sobre os problemas da anciedade

    ResponderExcluir
  33. Oooi, adorei o seu texto! Meus parabéns, você escreve muito bem :) e ansiedade é uma coisa complicada né? eu tenho alguns surtos de vez em quando que me atacam a gastrite, mas é algo que eu já aprendi a lidar. Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Belo texto, e infelizmente a realidade de muitas pessoas, inclusive a minha, eu tenho muitas crises de ansiedade e é horrível!

    ResponderExcluir
  35. O texto muito bom, eu gostei muito e essa é infelizmente a realidade de muitas pessoas, inclusive a minha, já tive várias crises e é bem complicado...

    ResponderExcluir
  36. Que texto incrível! Além de muito bem escrito, trouxe uma reflexão incrível tanto para quem tem ansiedade quanto para quem não tem. É uma forma muito inteligente de se pensar.

    ResponderExcluir

 
Base por Michelly Melo; Design por Millene Raquel.